Home / Acontece / Textos e Reflexões

Somente Cristo

“e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus” (Colossenses 1.15)

A teologia reformada afirma que a doutrina da graça e fé, enfatizam que a salvação é somente por Cristo, isto é, Cristo é o único Salvador (Atos 4:12).

A centralidade de Cristo é o principal fundamento da fé protestante. Martinho Lutero afirmou que Jesus Cristo é o “centro e a circunferência da Bíblia”, isso significa que quem ele É, e o que Ele fez em sua morte e ressurreição são o conteúdo fundamental da Escritura.

Sem Cristo, nada podemos fazer; nele, podemos fazer todas as coisas (João 15:5; Filipenses 4:13). Somente Cristo pode trazer salvação. Paulo escrevendo ao Romanos nos capítulo 1 e 2 deixa claro que, embora haja uma auto manifestação de Deus além da sua obra salvadora em Cristo, nenhuma dessas pode unir Deus e a humanidade

No mês de outubro celebra-se o aniversário da reforma protestante, quando em 31 de outubro de 1517 movido por uma ação divina, Martinho Lutero, promulgou as 95 teses contra o ensino católico romano acerca da justificação. Tendo como um dos fundamento de sua obra, Lutero via na pessoa de Cristo a única fonte de justificação e salvação.  

Solus Christus, é um dos cinco fundamentos propostos para resumir as crenças fundamentais do Cristianismo. Esta expressão latina refere-se ao termo: "salvação somente por Cristo". Qualquer outro tipo de mediação entre Deus e a humanidade que não seja por Jesus, é invenção de mentes contaminadas pelo erro.

Somente Cristo, significa que a salvação é somente por Jesus Cristo. “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1ª Timóteo 2.5). Aprouve a Deus, em seu eterno propósito, escolher e ordenar o Senhor Jesus, seu Filho Unigênito, para ser o Mediador entre Deus e o homem, o Profeta, Sacerdote, Rei, Cabeça, Salvador e Senhor da igreja, herdeiro de todas as coisas e Juiz do Mundo; deu-lhe, desde toda a eternidade, um povo para ser sua semente, e para, no tempo devido, ser ele remido, chamado, justificado, santificado e glorificado”

Paulo enfatiza a viabilização e reconstrução da paz entre a humanidade e Deus através da pessoa de Cristo. Foi na cruz que Cristo selou a reconciliação, para que, hoje tivéssemos paz com Deus (Rm 5.1), sendo esta, a principal benção que Cristo conquistada através de sua morte e ressurreição.

Que a obra de Cristo nos leve a refletirmos sua glória em nossas vidas, atraindo pessoas a viverem e louvarem a vida do Cristo que viveu, morreu mas, RESSUCITOU.  

 

 

PR. NEILTON RAMOS

Ver todos os textos e reflexões.